Translate

Monday, July 19, 2010

Networking

Um novo meio de comunicação que está movimentando o mundo corporativo e não só esse, pois a linguagem corporativa atualmente toma conta de conversas de bares de fim de semana mesmo que o assunto não seja trabalho.

Já não é novidade para ninguém que atualmente o mundo corporativo é movimentado pelo networking, e o famoso QI, o que é diferente do nepotismo, onde muitas pessoas sem capacidade acabam assumindo bons cargos ou posições.

No dito networking quando é feito de forma ética isso não acontece, pois existe um contato entre pessoas ou empresas que buscam funcionários de qualidade, pessoas procuram compartilhar informações e conhecimentos.

Mas para isso é preciso fazer parte ou estar inserido em determinados grupos, então me pergunto: e os bons profissionais que estão disponíveis, mudando de posição ou entrando no mercado? Estão esses sujeitos ao desemprego, a entrarem em vagas inferiores por falta de possibilidade de acesso as boas? Ou buscar um networking pela internet em web sites utilizando-se da internet em sua forma mais útil para o próprio crescimento, e até depender de ajuda de amigos para que isso se concretize.

Visto que atualmente na maioria das agências de empregos não é possível encontrar boas posições ou oportunidades, uma vez que essas vagas estão nas mãos ou mais acessíveis aos headhunters. E entre esses infelizmente muitos picaretas, que ao invés de ajudar acabam desmotivando e afundando com a carreira de possíveis bons profissionais, pensando somente no dinheiro.

Logicamente o networking não deve ser uma espécie de nepotismo, mas para isso basta o bom senso e ética das pessoas envolvidas afinal o network é um jogo de interesses onde ambas as partes querem ser beneficiadas visando o desenvolvimento e o crescimento profissional e social geral dos envolvidos, por isso estejam linkados nesse networking afinal, paralelo ao nosso mundo gira outro mundo onde a comunicação pode ser bem utilizada para que assim nos tornemos e cheguemos aos objetivos de forma mais prática não só profissionalmente, porém cuidado com os picaretas afinal de boas intenções o inferno está cheio.

Como em tudo na vida precisamos de competência, habilidades, atitudes e um pouco de sorte, pois quem sabe nesses networkings da vida você não acabe formando além de um bom negócio adquirindo bons conhecimentos, ajudando amigos, formando novos e que sa, até uma família.

5 comments:

  1. muito útil e informativo este texto

    estou te seguindo, obrigado pela visita no meu blog
    volte sempre!!

    sucesso ae!!!

    ReplyDelete
  2. networking uma comunicação e relacionamento estratégico que pode gerar bons frutos para quem usa desse benefico, e os headhunters existem muitos sacanas mesmo, mas acho que a pessoa tem que saber lidar com eles e não desanimar porque se tiver méritos com certeza arrumará um bom emprego.

    ReplyDelete
  3. Muito bom!!

    Meios de comunicação assim e de contatos sao formidaveis

    http://italoopensador.blogspot.com/

    xD

    ReplyDelete
  4. Olá,
    Gostei muito dos seus textos, são boas fontes de inforçmação. Também sou formada em Publicidade, a ainda não tinha encontrado nem um blog com pessoa da área. Vou seguí-lo!
    Se interessar-se também tenho um, porém, trato de outros assuntos.
    www.elainedecastro.bogspot.com

    ReplyDelete