Translate

Sunday, November 22, 2009

Vestibular "?"

Para que? Essa é a pergunta que não quer calar. Essa não é a pergunta de um radical contra a cultura ou educação, e isso deve acontecer no mundo todo, uma vez que você que já morou fora, ou teve contato com pessoas de outras culturas, perceberá claramente que falta sim, muita cultura e educação em quase todo lugar, uns menos, outros mais, logicamente dentre esses ignorantes há milhares de seres cultos no mundo, ou que pelo menos pensam antes de falar ou fazer algo, pois saberá a hora de calar, de falar e sabedoria também, mas com a divisão sócio econômica é muito grande a diferença, o simples fato de o ser humano morar fora ou não o torna mais culto, inteligente, esperto que qualquer outra coisa, a não ser que isso já seja um fato na vida desse elemento, assim como também o fato de ser mais rico, ter estudado mais não quer dizer muito as vezes, já que muitas vezes esse conhecimento esteve só de passagem na história dessa pessoa. Como diria o sábio "Só sei que nada sei".

Nesse mundo globalizado e capitalista as universidades que muitas vezes não tem a qualidade necessária ou mínima para formar pessoas, mesmo muitas vezes tendo ótimos profissionais dentro delas, mas estão lá, próximas aos grandes centros ou acessível ao bolso de todos, visto também que "Nome" não é tudo, a arrogância, prepotência, é um certo acomodo dos que gerenciam e até dos que lecionam nas faculdades e escolas, muitas vezes acaba meio que moldando ou querendo moldar os alunos, que tem que se enquadrar à um sistema que é variável de entidade para entidade, da mesma forma que alunos desinteressados buscam apenas o status de dizer que são formados.

Esse molde serve muitas vezes de freio contra a criatividade, a capacidade de criar ou de se desenvolver de algumas pessoas ou da maioria delas.

Muito dos professores se acham donos de verdades absolutas, o ensino passa a ser só um treinamento, a mente atualmente na maioria dos casos não passa de mero arquivo de informações, pois bem essa é sim uma de suas funções, mas não deve ser a principal, a não ser que o indivíduo queira se tornar pastor de alguma igreja qualquer, com os versículos e capítulos da bíblia decorados, e sem conseguir realmente interpretá-los. (sem preconceitos ou julgamento com quem tem essa função, seja em qualquer religião, mas isso acontece e é fato). Isso quando deveria estar ajudando a desenvolver pensamento, idéias, criando algo, pois a real sabedoria, conhecimento não será medido no certificado de conclusão de curso, a teoria deve ser agregada a pratica e somada às idéias para que algo novo se desenvolva.

Obviamente isso tudo é falha que vem de anos num sistema onde o esforço tem que vir de baixo, porém dentro desse sistema que a maioria da população mundial vive, existe um certo acomodo mútuo e desvalorização do conhecimento real por parte dos alunos. Afinal hoje em dia ninguém quer conseguir nada de forma difícil, ninguém quer ser um herói anônimo da ciência, da medicina, da literatura ou um gênio da administração, comunicação quando se pode tentar chegar ao sucesso pela imagem, pelo corpo, pela "bunda" com danças eróticas em letras sem sentido, ou em reality shows editados feitos de pessoas sem conteúdo "em sua maioria" com cartas marcadas, mas cada um tem o direito de ter seu espaço, mas se todos começarem a seguir esse pensamento logo a ignorância se tornará a maioria.

O mundo das fábricas de diplomas e fazem isso como se fosse fast food, junta-se a má vontade dos futuros desempregados que se frustrarão por não conseguirem se manter ou conseguirem um emprego, mas que se vangloriarão por seus diplomas, que nem se lembram como o conseguiram. Logicamente com muita interferência de um sistema onde todos buscam tirar vantagem o mais rápido possível que os outros e das situações para chegar ao resultado primeiramente. E o vestibular é sim necessário para escolha dos melhores no momento ou pelo menos para exercitar e motivar cada um a esse novo começo com muitas decisões, mas todos devem ter seu espaço, a oportunidade e vontade de aproveitá-lo da melhor forma, pois não é uma única prova que é capaz de medir ou determinar a capacidade de um ser humano, uma vez que até Albert Einstein reprovou na escola, enquanto muitos outros se auto julgavam gênios não fizeram nada de útil, às vezes nem a si mesmos. Mas a esperança fica nas atitudes de cada um que não pensa ou age dessa forma, e faz algo pra isso mudar, se não para o todo, pelo menos para si mesmo, pois conhecimento e experiências úteis, ninguém tira de você, mesmo que não paguem para você mostrá-las, isso ficará com você sempre e fazer isso crescer depende de cada um.


1 comment:

  1. Ola, Wesley !!

    Cara, vc me mando tantos comemtários, e na hora que fui acc um e recusar os outros pois eram repetidos --' na hora acbabei aprontando uma confusão pensei que tinha acc e num foi... acabei excluindo os seus comemts sem querer. Mas,eu li e agradeço viu!! *-*

    Adorei o texto, uma leitura muitoo da boa!! heheh Abraços. Já estou lhe seguindo tbm!

    ReplyDelete