Translate

Wednesday, November 11, 2009

Competitividade x Competência.


Desde que o mundo é mundo, em quase tudo que acontece, existe algum tipo de competição para que você chegue a algum lugar, objetivo, resultado; desde o espermatozóide até o fim da sua vida isso existirá, fato. Se fosse sempre assim seria a forma mais comum e justa a busca pela vida em uma corrida, quem chegar primeiro ao óvulo nascerá, mas é certo também que se chegarem dois, três, quatro e até cinco, já foi visto que é possível o que significa que tem condições de mais de um chegar ao objetivo sem atrapalhar o outro.

Esse é só um dos pontos de vista, pois essa é uma forma justa chegou primeiro, venceu, no decorrer da vida vamos conhecendo e participando de novas competições, com competidores de todo tipo, em tudo, na escola, em casa, as crianças competem pela atenção dos pais, perante os irmãos, até que o mundo vai ficando mais amplo e essa disputa passa a ser externa, mais dura e às vezes desleal. E isso acontece desde os primórdios, pois homens já lutavam por alimento, território, fêmeas etc. Na ecologia, a competição é fator que contribui para evitar a superpopulação e proliferação das espécies, o equilíbrio do meio ambiente. Os comportamentos dos agressivos tinham como objetivo não só a sobrevivência de cada indivíduo, mas também a dos seus descendentes, a partir disso, as espécies se desenvolvem para que ocorra a seleção natural.


Ótimo, mas no mundo moderno não é bem assim, seleção natural onde os melhores não vencem ou vencem a muito custo/sorte, já que esse comportamento agressivo dos rivais soma-se a outras atitudes como jogo psicológico, trapaças, esses rivais passam a ser diretos ou indiretos e isso acontece, sejam no esporte, na política, no ambiente de trabalho e às vezes até em relacionamentos.

Característica maior em países subdesenvolvidos, onde a competição por sobrevivência, crescimento, melhores condições perdem o parâmetro racional, e maior logicamente, uma vez que outros fatores como desigualdade social, problemas socioculturais, fazem com que isso se torne mais tenso, porém até nos países ricos também existe, pois, personalidades egoístas egocêntricas e incapazes, que ainda agem como nos primórdios, existirão até nas melhores famílias quem dirá em países.

Exemplificando: Infelizmente é comum atualmente o QI (quem indica) contar muito, o Nepotismo (nepo = descendente), atualmente assola a política brasileira, onde parentes se aproveitam do poder para colocar seus parentes incapacitados ou não, e se estende a amigos, a ocuparem cargos, tomando a vez de outros de forma injusta. No ambiente profissional é muito diferente também, mas ainda existem países, cidades, empresas, lugares onde isso não acontece com tanta intensidade, aí onde existirá a possibilidade da seleção "natural", onde cada um mostrará e chegará até onde merece e talvez mesmo assim ainda existirá alguém querendo seu espaço. Dentro desse conceito existem milhares de diferentes personalidades, as justas e com ética, as contrárias a isso, mas que enganam. Aquelas pessoas que são tão egocêntricas que até demonstram uma certa boa vontade, (mas não se engane, isso é só em prol do seu interesse) e acabam sendo ajudadas a chegar a um objetivo por demonstrarem determinação conseguem apoio e quando chegam acreditam que fizeram tudo sozinhas, verdadeiros políticos, além dos milhares que se sentem bem simplesmente de ver alguém não se dar bem; (essa é a vitória dos perdedores) e rivais indiretos.

Existem os que se querem auto-enganar ou se enganam, acreditam na própria mentira, enquanto tentam enganar ou mostrar uma imagem aos demais de forma a se engrandecer, esses acham que sabem demais. Mas onde está o valor de chegar a algum lugar sem as próprias pernas, será que algum dia eles sentirão o prazer real.

Talvez realmente alguns se espelhem nos políticos, com sua politicagem barata da conquista onde gostam de tudo e de todos, esbanjando falsa humildade (lembrando que humildade não é sinônimo de pobreza), mas na verdade correm sozinhos, mesmo tendo alguém que acreditem neles, verdadeiros sanguessugas, como diz o velho ditado "você pode enganar muita gente por pouco tempo; pode enganar pouca gente por muito tempo; mas não engana todo mundo o tempo todo!".

A incompetência, a falta de educação, cultura e ética, que corrói o mundo, ou melhor, as pessoas. Mas quem nunca teve alguém assim por perto ou teve alguma atitude ou pensamento assim durante a vida, porém existem os que souberam se sobressair a isso.

Cercados por tudo isso, temos que ir seguindo buscando e com isso se fortalecendo cada vez mais, para que se ocorrer à seleção "natural", pois mesmo que você chegue a algum lugar de forma fácil (mesmo acreditando que foi difícil), você não chegou a lugar nenhum se não foi por si só. Pois essa politicagem barata, cheia de obsessão, ganância, trapaça, falsidade em prol de um objetivo que pode te levar ao poder, são os mesmos que podem te levar ao declínio, visto como maior exemplo disso o império Romano.

Talvez se cada um começar e competir "contra" si mesmo, superar seus próprios limites, comece a se tornar cada vez melhores no que faz ou como age e o reconhecimento venha.



3 comments:

  1. . é verdade !

    Muito bom o blog !
    ....

    ReplyDelete
  2. bacana! =D

    parabens!
    http://palavrasdofeijao.wordpress.com/

    ReplyDelete
  3. é verdade, ninguem engana todo mundo!


    Tô te seguindo, me segue tbm!

    _______________________________
    http://mysecret00.blogspot.com/

    ReplyDelete