Translate
Sunday, December 5, 2010
Saturday, September 4, 2010
Como Assim Pai?
Você se lembra de quando criança, ficar perguntando para seu pai, os “por quês” de tudo ou “como assim pai”?
Existem coisas na vida que não tem uma explicação para que aconteçam.
Assim como crenças, fé, milagres ou até meteorologia, algumas coisas não são possíveis de prever ou explicar, afinal quem nunca saiu de casa esperando sol e choveu? Como assim, não é?!
Por que pessoas estão felizes quando todos acham que deveriam estar tristes, assim como a paixão que vem sem avisar e gera euforia e depois se vai, infelizmente também é assim com a morte, que sem ninguém esperar vem atrapalhar os planos de todos sem deixar sequer a pessoa dizer tchau ou fazer uma ligação, que até os criminosos mais cruéis tem direito, e os compromissos que ficam todos em aberto e outras pessoas esperando.
Está ai uma pergunta que nunca fiz como assim as pessoas se vão pai?
Mas tive que saber a resposta sozinho há um ano atrás, mesmo assim, não faz sentido. É assim e ponto, chega a ser simples e complexo ao mesmo tempo, um paradoxo, um looping, mas se você deu seu melhor sabe que deixará seu legado e bons sentimentos ou ficará com boas lembranças também.
E é isso que vale o que você deixou e com o que você ficou de sentimento, por isso, leve sempre o “guarda-chuva”.
Posted by Wesley at 8:54 AM 0 comments
Saturday, August 28, 2010
Dica de Viagem.
Decidir morar fora do pais, pode ser uma decisão das mais dificeis na vida de uma pessoa ou nao!, logicamente depende da historia, estado, condições que essa decisão envolve, somados ao momento da vida de cada um.
Contaria toda minha historia aqui, mas, não o farei, pois cada um tem a sua historia, logicamente serviria de exemplo para muitos, mas, e como uma formula matematica so se aplica em alguns casos.
E se aplicaria somente as pessoas com as mesmas condições, momento, objetivo que fossem semelhantes aos que passei.
Poderia contar a historias de milhares de pessoas de bom e de mal caraterque passaram pelo meu caminho, dos bem sucedidos e dos fracassados, dos que vieram e cresceram como pessoas ou até dos que vieram não aprenderam nada , brincaram de morar fora ou se aproveitram dos que realmente lutaram para conseguir algo, daqueles que se aproveitaram sim das oportunidades que a vida lhes proporcionou, dos legais e até Ilegais (vergonha nacional).
Mas achei um jeito melhor de fazer isso deixando que cada um viva sua propria experiência ponha no papel e tire do mundo dos sonhos para o real.
Tenho que dizer verdadeiramente e uma grande experiência de vida para quem sabe aproveita-la, dependendo do caminho que cada um deseja seguir, não estou aqui para julgar ou dar aulas de como viver longe de casa, mas so quando acontece e se tornar passado por completo ou em partes, você vera se aproveitou de forma correta, sim ou nao! de qualquer forma sera mais uma experiëncia.
Minha historia e so mais uma dentre milhares, com dificuldades momentos dificeis,saudades, perdas, desilusões , seria um verdadeiro melodrama.
Poderia falar de vitorias, coisas, pessoas e lugares incriveis que conheci, que também foram muitos e passar a idéia de uma história de sucesso, mas o mundo não e esse paraiso que pensamos quando vemos o que a midia que quer mostar e até dos momentos de descontracão, diversão, loucuras, que seria uma historia de comedia e passar por alguem descompromissado com a vida, mas decidi por mim mesmo mudar meus planos e a forma de falar dessas experiências até por que, grande parte delas ja passaram. Lembrancas nunca passam o real sentimento do momento e sim o sentimento que se formou depois dos acontecimentos.
Posso dizer que esse será um reaprendizado, reviver e atualizar o passado se e que isso e possivel.
Deixarei aqui aos poucos também registros de algumas lembranças e fatos para quem pretende tomar uma decisão dessas, hoje, amanha ou um dia, somente meu conselho, que há quem diga que; "se fosse bom estaria vendendo" então cobrando um valor alto perante tudo que vivi, mas esse vai de graça, pois e simples, primeiramente decida, planeje, pesquise conforme suas opções e escolha a melhor opção, busque sempre aprender, aproveitar sem extrapolar ou ate extrapole, mas respeite o proximo e o meio que você esta.
Esteja aberto a opiniões, disposto a ajudar sem receber nada em troca, não espere muito das pessoas que nao conhece, as vezes o carater de cada um, depende do nivel de interesse que essa tem em você ou na ajuda que vocë pode prestar, saiba reconhecer os verdadeiros amigos de seu melhor e tente captar o melhor de cada ser, momento, lugar, sem se privar do que quer e gosta, aprenda a ser tolerante, admitir seu erros, mesmos que seja só para você mesmo.
Assim não errara novamente, engula quantos sapos for necessário para evitar conflitos ou saiba como não entrar ou como sair deles, aprenda dizer sim e não, expressar sua opinão de forma coerente, dividir coisas com quem mal conhece e uma aula de convivencia.
Ninguem e melhor que ninguem, mesmo que as vezes alguem ache isso de si mesmo, faça sua parte, tenha coragem de tentar e de pedir desculpas quando errar seja simples a vida não e um big brother, com direção da globo, onde pessoas/objetos, que tentam aparecer a qualquer custo e assim como surgem, desaparecem, afinal nã importa o que você faça, lembre-se nada vem de graça, o que você consegue facil, pode perder mais facil e o que você consegue com seu próprio esforço tem outro gosto.
O sucesso pode ser momentaneo se você não souber mante-lo, mas o aprendizado e conhecimento eternos, pelo menos enquanto você dure, mas se puder passe para frente.
Quer ter sucesso, tenha para você, não para os outros, o reconhecimento virá naturalmente.
Então fica a dica:
Vá! seja capaz aprenda e enjoy!
Sunday, August 8, 2010
Destino ou acaso.
Nunca sabemos se as coisas que acontecem em nossa vida são por acaso ou destino, mas uma coisa é certa, as escolhas que fazemos nos leva aos fatos que acontecem, sejam eles bons ou ruins afinal não temos controle de tudo, aliás não temos controle de nada, sim a simples vontade e esforço para que as coisas aconteçam como queremos.
Assim como as novas pessoas que surgem em nossas vidas, as que já estavam lá e nós mal tínhamos contato e que se tornam tão importantes quanto as que já faziam parte do cotidiano, as que se fazem presentes e logo desaparecem, mas podem voltar, e sempre existirão para nós.
E até aquelas que passaram somente para nos fazer aprender algo, não fizeram sofrer, e hoje não fazem parte do nosso meio, nos trouxeram algum aprendizado e mesmo no passado sempre existirão, por ironia do destino ou por acaso. É assim quando nos apaixonamos ou nos desiludimos, pois nossas escolhas nos levam a caminhos que não sabemos onde darão.
Quanto aos fatos, situações que acontecem fazem parte deste contexto, sejam boas ou ruins, esteja essas envoltas por sorte ou não, momentos difíceis de preocupação sempre existirão, assim como os felizes, até que estejamos em determinada situação, não percebemos o quão comum são algumas situações na vida de diversas pessoas, que passam pelas mesmas coisas ao mesmo tempo, e só notamos ou damos maior importância quando estamos inseridos no contexto da história.
Destino ou acaso, não passam de preocupação inútil, uma vez que tentar entender por que algumas coisas acontecem ou deixam de acontecer e por que geram certos sentimentos em nós, é como tentar entender a criação do universo, cabe a nós simples mortais dar o nosso melhor e esperar o melhor de cada coisa, fazendo também o melhor, a partir do ponto que você chega a seus objetivos sem prejudicar ninguém esse é um caminho ético, tendo humildade suficiente para aprender com os erros, se possível consertá-los ou não cometê-los novamente, já que aprender, ouvir e saber a hora de falar são artes que aprendemos com o tempo.
Pois uma vez que essas ironias do destino acontecem a nosso favor não damos a minima importancia, pois foi interessante para nosso bem estar, desenvolvimento, historia, isso é lógico para que se preocupar com algo que lhe faz bem, mas também cabe a nós percebemos e valorizarmos os fatos prós da nossa exitencia.
Seja pelo destino ou pelo acaso, mas estamos aqui para superar todos os momentos que assim como a felicidade sao momentos ninguem e feliz o tempo todo mas tambem não se é triste o tempo todo. coisas acontecem e geram esses sentimentos que e certo independente do resultado final, será passageiro e gerara um novo sentimento muitas vezes melhor.
Monday, July 19, 2010
Networking
Um novo meio de comunicação que está movimentando o mundo corporativo e não só esse, pois a linguagem corporativa atualmente toma conta de conversas de bares de fim de semana mesmo que o assunto não seja trabalho.
Já não é novidade para ninguém que atualmente o mundo corporativo é movimentado pelo networking, e o famoso QI, o que é diferente do nepotismo, onde muitas pessoas sem capacidade acabam assumindo bons cargos ou posições.
No dito networking quando é feito de forma ética isso não acontece, pois existe um contato entre pessoas ou empresas que buscam funcionários de qualidade, pessoas procuram compartilhar informações e conhecimentos.
Mas para isso é preciso fazer parte ou estar inserido em determinados grupos, então me pergunto: e os bons profissionais que estão disponíveis, mudando de posição ou entrando no mercado? Estão esses sujeitos ao desemprego, a entrarem em vagas inferiores por falta de possibilidade de acesso as boas? Ou buscar um networking pela internet em web sites utilizando-se da internet em sua forma mais útil para o próprio crescimento, e até depender de ajuda de amigos para que isso se concretize.
Visto que atualmente na maioria das agências de empregos não é possível encontrar boas posições ou oportunidades, uma vez que essas vagas estão nas mãos ou mais acessíveis aos headhunters. E entre esses infelizmente muitos picaretas, que ao invés de ajudar acabam desmotivando e afundando com a carreira de possíveis bons profissionais, pensando somente no dinheiro.
Logicamente o networking não deve ser uma espécie de nepotismo, mas para isso basta o bom senso e ética das pessoas envolvidas afinal o network é um jogo de interesses onde ambas as partes querem ser beneficiadas visando o desenvolvimento e o crescimento profissional e social geral dos envolvidos, por isso estejam linkados nesse networking afinal, paralelo ao nosso mundo gira outro mundo onde a comunicação pode ser bem utilizada para que assim nos tornemos e cheguemos aos objetivos de forma mais prática não só profissionalmente, porém cuidado com os picaretas afinal de boas intenções o inferno está cheio.
Como em tudo na vida precisamos de competência, habilidades, atitudes e um pouco de sorte, pois quem sabe nesses networkings da vida você não acabe formando além de um bom negócio adquirindo bons conhecimentos, ajudando amigos, formando novos e que sa, até uma família.
Sunday, July 18, 2010
O código secreto.
Relacionamentos fazem parte da vida dos seres humanos e até entre esses e animais, ditos irracionais, dada uma afinidade muito grande entre ambos muitas vezes.
Há quem diga que só os racionais se envolvem de forma mais afetiva, mas uma coisa é fato, relacionamento é baseado na confiança, respeito, liberdade para que se torne amor, seja qual for o tipo, sendo esse último para mim um conjunto de diversos fatores que criam todo esse contato entre os seres.
Enquanto a amizade é baseada em conhecimento, afinidades, adequação natural etc que cada um tem com o(S) outro(S) e esse vínculo se torna cada vez mais forte ao ponto de existir o sentimento de irmandade, carinho, respeito, sem o peso de obrigações, ambos sentem necessidade de estar perto e mesmo distante, esses nunca deixaram de ser amigos mesmo com fatores como tempo, distância e comunicação atrapalhem, se essa amizade for verdadeira nada mudará, só terão mais histórias, risadas, experiências para compartilhar, outro fator que não importa quanto tempo ela se construiu.
Assim como família sempre fará parte de nossas vidas pois fatores externos não afetam, lógico quando regado a bom senso, boa comunicação, sinceridade entre outras atitudes desse código secreto onde interesses, poderes, crenças, sexo, opção política não fazem a menor diferença, onde ambos querem o melhor do outro, e mesmo longe o pensamento positivo apoiará esses amigos de alguma forma, seja qual o nome.
Felizes daquelas que além de família tem bom e verdadeiros irmãos, amigos que estarão lá sempre mesmo que isso seja quando você voltar e revê-los depois de 3 anos, 6 meses ou aqueles que você teve de deixar longe, mas que independende de qualquer coisa sempre serão lembrados.
Seja num papo sério numa sala de aula ou na mesa de um bar pois a história, o passado bom, deve sim estar sempre presente sendo uma forma de manter a amizade presente até que esse “presente” volte.
Saturday, April 10, 2010
Nirvana ou o paraiso?
Onde esse mundo vai parar e do jeito que está indo deve parar mesmo. Não sou ninguém para criticar religiões seja qual for afinal todas tem seus prós e contras, cabe a cada um aproveitar o que há de útil nelas, mas acima disso, está o caráter, a índole e a ética de cada um, pois defeitos tudo e todos têm.
Onde está o bom senso, a ética e principalmente o respeito ao próximo, hoje pessoas se matam e matam outras por crenças, enganam as outras, criam ideologias próprias e fundam suas igrejas invisíveis e pra isso usam o nome de Deus, e denigrem assim os valores das instituições mais sérias. Outras mais tradicionais vêm com seu discurso de politicamente correto e tentam enganar a si próprias com ideologias ultrapassadas que tentam prender o instinto humano e acabam escandalizando e sentindo vergonhas de si mesma em prol dessa ideologia ultrapassada.
É vergonhoso pessoas se explodirem por aí esperando chegar a um céu em que o sexo é o ponto principal, com suas 40 virgens. Pois alguns realmente pensam como a música de Raul “se a fé remove montanhas, também trás grana e um monte de mulher”.
Ver pessoas passando necessidades e tirando da própria família para alimentar pilantras engravatados, que pregam a hipocrisia e exorcizam demônios com hora marcada, pois esses são os que pregam enquanto outros citam a abstinência sexual forçada para provar uma pureza que nenhum ser humano tem afinal, sexo é parte de nós, e isso não muda o caráter de ninguém, enquanto outros citam muito mais o demônio que o próprio Deus em suas pregações, cultos, missas, ou seja lá como chamem isso, e as coisas boas onde estão? Tudo isso em busca de um estado de nirvana ou simplesmente um lugar no paraíso para os que seguem isso. E os que estão encabeçando essa ideologia? Será que tem conhecimento, caráter, conteúdo o bastante para estarem nessa função?
Com tudo isso, essas ideologias furadas só deixa confuso quem procura um caminho, e é preciso personalidade, para não entrar em verdadeira furada, que poder destruir a fé de quem acredita nesses.
Não sou ateu nem um alguém tentando ser revolucionário talvez o que está escrito aqui seja pensamento de muitos ou talvez só o meu, mas a política e competição em busca de fiéis e dos fiéis em busca do paraíso se tornou um mercado quando deveria ser única e simplesmente um meio para se encontrar paz e reflexão interior, para que exista harmonia, respeito entre os seres humanos e uma forma de crer e buscar o próprio crescimento pessoal de forma boa para todos.
Será que é tão difícil pararem de serem tão egoístas e insensatos e terem respeito com o próximo e com o próprio Deus, pois se continuar assim é melhor não ir pra lugar nenhum uma vez que não se sabe o que vai encontrar do lado de lá, se é que tudo isso existe e tanta gente tentando enganar ao outros e a Deus, uma vez que cada um tem o seu próprio por isso é preciso ter mente aberta e a tal da fé, seja no que for desde que para isso não prejudique ninguém nem a si próprio.
Sunday, March 28, 2010
ponto de vista
Tudo no mundo depende do ponto de vista, em um momento acabamos vendo as mesmas coisas, fatos, atitudes iguais as anteriores de forma diferente, tudo muda com o tempo seja para melhor ou pior, pois mesmo idealizando alguma situação, projetando algo podemos ter um sonho realizado ou se realizando e ao mesmo tempo perceber que não é isso ou assim que esperávamos cada situação do mundo cotidiano nos faz pensar querer mudar de opinião por um simples motivo, escolhas são feitas e depois rejeitadas.
Um dia aquele cd que você sempre quis pode estar lá jogado e você não dar a mínima para aquilo, é assim com fatos, pessoas, infelizmente às vezes os valores das coisas mudam, pessoas que você amou um dia talvez por algum motivo você as esqueça ou queira esquecê-las, pessoas que você não acreditava você passa a gostar, músicas que você não ouvia passam a fazer parte do seu repertório no chuveiro.
Estamos em constante mudança, mas cabe a nós fazermos essas escolhas e não nos esquecermos do que ou de quem gostávamos, lógico inovar é preciso sempre, mas as coisas boas e pessoas também ficarão, caso não cometamos o erro de esquecê-las, enquanto outras sairão de nossas vidas por si só. Lógico o valor de cada coisa somos nós que damos e cabe a nós mantermos isso vivo, é assim com amigos e família quando se está distante mesmo conhecendo novas pessoas essas estarão lá sempre e continuam tendo o mesmo valor sempre e é assim que tem que ser.
Uma vez que fazemos escolhas certas, essas devem ficar e serão complementadas pelas novas conquistas, seja uma nova amizade ou um novo cd.
O ponto de vista que encaramos as coisas e variável de acordo com o tempo, espaço, acontecimentos, conhecimento, crescimento, loucura, insensatez podem fazer você mudar de opinião em relação a como você encara o mundo, coisas que você não aceitava passam a ser aceitáveis e às vezes adoráveis, basta as coisas seguirem um caminho novo.
Tuesday, February 2, 2010
Razao emocional.
O quanto às emoções podem influenciar e interferir em nossas decisões? Por outro lado, a racionalidade é um instrumento quase matemático na escolha de uma ou outra opção.
Até onde a razão interfere em uma decisão mais emotiva e vice versa, pois é assim que deveria ser, uma interferindo na outra para que não errássemos tanto. Até por que as decisões tomadas racionalmente podem ser erradas.
Talvez o ideal fosse um equilíbrio entre o racional e o emocional, com pequenas oscilações para um ou outro lado, mas será que isso acontece? Pois muitas vezes nos enganamos tomando decisões pela emoção e dizendo que foi pela razão, buscando mostrar um ponto de vista racional naquilo que escolhemos, para que isso faça sentido para os outros e nos dê um pouco de segurança.
Nas relações de amizade, amorosas, trabalho ou familiares, frequentemente nos deparamos com situações que exigem uma escolha e uma posição clara sobre um fato colocado. Muitas vezes no ímpeto da emoção, fazemos coisas sem avaliar o desfecho futuro, que tal ato pode desencadear nas nossas vidas e de outras pessoas o que com freqüência acontece de forma danosa movidos pela emoção momentânea em que tudo passa a ser secundário.
Na verdade, a emoção é o diferencial da espécie humana em relação aos outros animais e por mais que tentamos, não conseguimos de forma alguma deixá-la de lado.
Se isso acontecesse, deixaríamos a nossa condição humana e passaríamos a agir apenas por instinto.
Exemplo a sexualidade, somente os relacionamentos humanos que são sempre carregados de muita emoção e vários sentimentos que são responsáveis desde a aceitação até a repulsa por uma determinada condição.
E isso fará com que muitas coisas aconteçam, mudando ou não em nossa trajetória.
Em contrapartida, a razão é mais responsável, a meu ver, pelas formas de amar, visto que uma pessoa com firmes convicções seja pela religião, cultura ou qualquer outro, não deixará a emoção do momento sobrepor-se a isso.
Isso não significa dizer que a razão de um é menos ou mais importante que a de outro, apenas que tem pontos de vista diferentes e que cada um deve ser respeitado. Nos relacionamentos bem como em quase todas as coisas na vida, independentes da razão e emoção, vale-se dizer que devemos agir sempre com bom senso, procurando ao máximo a felicidade e realização das coisas que fazemos, respeitando sempre as opiniões contrárias, mas sem perder nossas convicções e sem sermos egoístas.
Razão e emoção devem, sempre que possível, andar o mais próximo entre si na busca de acontecimentos prazerosos, sempre com responsabilidade e senso crítico para não ter seu futuro prejudicado por ações impensadas
Friday, January 1, 2010
Ansiedade.
Está aí algo que todos tem ou terão um dia independente de ser rico, pobre, bem resolvido, seguro ou não, isso faz parte da vida de todos. Porém com a evolução humana e tecnológica e tudo mais, às vezes nem percebemos que nos tornamos mais ansiosos, mais constantemente e com mais intensidade, quanto mais rápido as coisas acontecem, mas rápido queremos e esperamos.
Graças ao desenvolvimento humano, o que aconteceria naturalmente se tornou mais rápido, como a velocidade de comunicação no mundo globalizado as pessoas mantém contato a distância, fazem coisas antes nunca imaginadas, aumentam sua rede de contatos pessoais e profissionais a velocidade da informação gera resultados mais rápidos em todos os setores.
Antes você não tinha carro, celular, avião etc. e vivia conforme isso, o desenvolvimento é fenomenal, mas com ele nos tornamos mais ansiosos, exigentes, para obter tudo, e tudo tem que ser imediato, pois queremos agora, e ai a ansiedade dá lugar ao stress.
Exemplo, muitas vezes você envia um e-mail e quer a resposta na mesma velocidade, e ai esquecemos que essa resposta depende de outra pessoa, não somente da máquina e ela pode não estar lá, isso serve para tudo que envolve pessoas, a resposta não e automática, e tudo quando depende de outra pessoa leva tempo, pois cada um tem seu tempo, e os fatores extras que dificultam essa resposta seja ela qual for, mesmo quando sabemos de uma data, por exemplo, esperamos e criamos expectativas que talvez aconteçam talvez não, vivemos outra realidade, faz parte da vida planejar o futuro, mas não é possível moldá-lo antes da hora.
Assim como viver lembranças que não poderemos mudar e mesmo assim o ser humano vive, em sua maioria, o passado depois o futuro e só então o presente, sempre achamos que vivemos menos ou muito pouco o presente, e mesmo assim não esquecerá isso, já que sempre terá algum fato que será importante, quando se tornar um fato passado você lembrará e viverá essas lembranças, isso até que aconteça algo diferente em sua rotina, seja um novo desafio, uma pessoa especial, ou qualquer coisa inovadora que mudará sua rotina, linha de pensamento, aí sim se vive inteiramente o momento presente e isso é normal para todos, até que esse se torne rotina também e voltemos àquela fase anterior, onde a ansiedade da lugar à segurança seja por que algo aconteceu ou não, mas se não queremos que esse momento seja qual for termine, temos que fazê-lo especial, diferente o tempo todo.
Assim não ficaremos ansiosos por algo que não sabemos como será. Afinal a melhor coisa que existe é ficar ansioso por algo que é certo que acontecerá. Uma coisa é certa, até o mais controlado dos seres humanos sente isso, mesmo quanto espera algo que é certo.
Mas temos que dar tempo ao tempo às vezes, pois nem tudo funciona na mesma velocidade que você envia ou recebe um e-mail ou faz uma ligação telefônica.
Qual a fórmula? Acho que não existe, mas podemos nos policiar e exigir menos às vezes dos outros e até de nós mesmos, afinal um dia até relógios se atrasam.