Nesse mundo globalizado e capitalista as universidades que muitas vezes não tem a qualidade necessária ou mínima para formar pessoas, mesmo muitas vezes tendo ótimos profissionais dentro delas, mas estão lá, próximas aos grandes centros ou acessível ao bolso de todos, visto também que "Nome" não é tudo, a arrogância, prepotência, é um certo acomodo dos que gerenciam e até dos que lecionam nas faculdades e escolas, muitas vezes acaba meio que moldando ou querendo moldar os alunos, que tem que se enquadrar à um sistema que é variável de entidade para entidade, da mesma forma que alunos desinteressados buscam apenas o status de dizer que são formados.
Esse molde serve muitas vezes de freio contra a criatividade, a capacidade de criar ou de se desenvolver de algumas pessoas ou da maioria delas.
Muito dos professores se acham donos de verdades absolutas, o ensino passa a ser só um treinamento, a mente atualmente na maioria dos casos não passa de mero arquivo de informações, pois bem essa é sim uma de suas funções, mas não deve ser a principal, a não ser que o indivíduo queira se tornar pastor de alguma igreja qualquer, com os versículos e capítulos da bíblia decorados, e sem conseguir realmente interpretá-los. (sem preconceitos ou julgamento com quem tem essa função, seja em qualquer religião, mas isso acontece e é fato). Isso quando deveria estar ajudando a desenvolver pensamento, idéias, criando algo, pois a real sabedoria, conhecimento não será medido no certificado de conclusão de curso, a teoria deve ser agregada a pratica e somada às idéias para que algo novo se desenvolva.
Obviamente isso tudo é falha que vem de anos num sistema onde o esforço tem que vir de baixo, porém dentro desse sistema que a maioria da população mundial vive, existe um certo acomodo mútuo e desvalorização do conhecimento real por parte dos alunos. Afinal hoje em dia ninguém quer conseguir nada de forma difícil, ninguém quer ser um herói anônimo da ciência, da medicina, da literatura ou um gênio da administração, comunicação quando se pode tentar chegar ao sucesso pela imagem, pelo corpo, pela "bunda" com danças eróticas em letras sem sentido, ou em reality shows editados feitos de pessoas sem conteúdo "em sua maioria" com cartas marcadas, mas cada um tem o direito de ter seu espaço, mas se todos começarem a seguir esse pensamento logo a ignorância se tornará a maioria.
Ola, Wesley !!
ReplyDeleteCara, vc me mando tantos comemtários, e na hora que fui acc um e recusar os outros pois eram repetidos --' na hora acbabei aprontando uma confusão pensei que tinha acc e num foi... acabei excluindo os seus comemts sem querer. Mas,eu li e agradeço viu!! *-*
Adorei o texto, uma leitura muitoo da boa!! heheh Abraços. Já estou lhe seguindo tbm!