Translate

Monday, July 19, 2010

Networking

Um novo meio de comunicação que está movimentando o mundo corporativo e não só esse, pois a linguagem corporativa atualmente toma conta de conversas de bares de fim de semana mesmo que o assunto não seja trabalho.

Já não é novidade para ninguém que atualmente o mundo corporativo é movimentado pelo networking, e o famoso QI, o que é diferente do nepotismo, onde muitas pessoas sem capacidade acabam assumindo bons cargos ou posições.

No dito networking quando é feito de forma ética isso não acontece, pois existe um contato entre pessoas ou empresas que buscam funcionários de qualidade, pessoas procuram compartilhar informações e conhecimentos.

Mas para isso é preciso fazer parte ou estar inserido em determinados grupos, então me pergunto: e os bons profissionais que estão disponíveis, mudando de posição ou entrando no mercado? Estão esses sujeitos ao desemprego, a entrarem em vagas inferiores por falta de possibilidade de acesso as boas? Ou buscar um networking pela internet em web sites utilizando-se da internet em sua forma mais útil para o próprio crescimento, e até depender de ajuda de amigos para que isso se concretize.

Visto que atualmente na maioria das agências de empregos não é possível encontrar boas posições ou oportunidades, uma vez que essas vagas estão nas mãos ou mais acessíveis aos headhunters. E entre esses infelizmente muitos picaretas, que ao invés de ajudar acabam desmotivando e afundando com a carreira de possíveis bons profissionais, pensando somente no dinheiro.

Logicamente o networking não deve ser uma espécie de nepotismo, mas para isso basta o bom senso e ética das pessoas envolvidas afinal o network é um jogo de interesses onde ambas as partes querem ser beneficiadas visando o desenvolvimento e o crescimento profissional e social geral dos envolvidos, por isso estejam linkados nesse networking afinal, paralelo ao nosso mundo gira outro mundo onde a comunicação pode ser bem utilizada para que assim nos tornemos e cheguemos aos objetivos de forma mais prática não só profissionalmente, porém cuidado com os picaretas afinal de boas intenções o inferno está cheio.

Como em tudo na vida precisamos de competência, habilidades, atitudes e um pouco de sorte, pois quem sabe nesses networkings da vida você não acabe formando além de um bom negócio adquirindo bons conhecimentos, ajudando amigos, formando novos e que sa, até uma família.

Sunday, July 18, 2010

O código secreto.


Relacionamentos fazem parte da vida dos seres humanos e até entre esses e animais, ditos irracionais, dada uma afinidade muito grande entre ambos muitas vezes.
Há quem diga que só os racionais se envolvem de forma mais afetiva, mas uma coisa é fato, relacionamento é baseado na confiança, respeito, liberdade para que se torne amor, seja qual for o tipo, sendo esse último para mim um conjunto de diversos fatores que criam todo esse contato entre os seres.

A amizade, talvez depois do relacionamento de família, que estamos condicionados a ter, seja um dos mais fortes pois foi criado a partir do conhecimento independente de cada um. Uma vez que a família está com você desde quando você nasceu o que já cria um vínculo natural sem escolha.

Enquanto a amizade é baseada em conhecimento, afinidades, adequação natural etc que cada um tem com o(S) outro(S) e esse vínculo se torna cada vez mais forte ao ponto de existir o sentimento de irmandade, carinho, respeito, sem o peso de obrigações, ambos sentem necessidade de estar perto e mesmo distante, esses nunca deixaram de ser amigos mesmo com fatores como tempo, distância e comunicação atrapalhem, se essa amizade for verdadeira nada mudará, só terão mais histórias, risadas, experiências para compartilhar, outro fator que não importa quanto tempo ela se construiu.

Talvez exista um código secreto inconsciente desse tipo de relacionamento com atitudes que um tem para com o outro, que demonstram isso e tornam isso forte, mesmo que não exista esse contrato na prática, amigos sempre estarão lá com apoio, críticas construtivas, sermões quando estivermos errados, piadas quando estivermos tristes, entre outras atitudes, lógico quando o tempo e as condições permitirem esse contato.

Assim como família sempre fará parte de nossas vidas pois fatores externos não afetam, lógico quando regado a bom senso, boa comunicação, sinceridade entre outras atitudes desse código secreto onde interesses, poderes, crenças, sexo, opção política não fazem a menor diferença, onde ambos querem o melhor do outro, e mesmo longe o pensamento positivo apoiará esses amigos de alguma forma, seja qual o nome.

Felizes daquelas que além de família tem bom e verdadeiros irmãos, amigos que estarão lá sempre mesmo que isso seja quando você voltar e revê-los depois de 3 anos, 6 meses ou aqueles que você teve de deixar longe, mas que independende de qualquer coisa sempre serão lembrados.


Seja num papo sério numa sala de aula ou na mesa de um bar pois a história, o passado bom, deve sim estar sempre presente sendo uma forma de manter a amizade presente até que esse “presente” volte.