Um novo meio de comunicação que está movimentando o mundo corporativo e não só esse, pois a linguagem corporativa atualmente toma conta de conversas de bares de fim de semana mesmo que o assunto não seja trabalho.
Já não é novidade para ninguém que atualmente o mundo corporativo é movimentado pelo networking, e o famoso QI, o que é diferente do nepotismo, onde muitas pessoas sem capacidade acabam assumindo bons cargos ou posições.
No dito networking quando é feito de forma ética isso não acontece, pois existe um contato entre pessoas ou empresas que buscam funcionários de qualidade, pessoas procuram compartilhar informações e conhecimentos.
Mas para isso é preciso fazer parte ou estar inserido em determinados grupos, então me pergunto: e os bons profissionais que estão disponíveis, mudando de posição ou entrando no mercado? Estão esses sujeitos ao desemprego, a entrarem em vagas inferiores por falta de possibilidade de acesso as boas? Ou buscar um networking pela internet em web sites utilizando-se da internet em sua forma mais útil para o próprio crescimento, e até depender de ajuda de amigos para que isso se concretize.
Visto que atualmente na maioria das agências de empregos não é possível encontrar boas posições ou oportunidades, uma vez que essas vagas estão nas mãos ou mais acessíveis aos headhunters. E entre esses infelizmente muitos picaretas, que ao invés de ajudar acabam desmotivando e afundando com a carreira de possíveis bons profissionais, pensando somente no dinheiro.
Logicamente o networking não deve ser uma espécie de nepotismo, mas para isso basta o bom senso e ética das pessoas envolvidas afinal o network é um jogo de interesses onde ambas as partes querem ser beneficiadas visando o desenvolvimento e o crescimento profissional e social geral dos envolvidos, por isso estejam linkados nesse networking afinal, paralelo ao nosso mundo gira outro mundo onde a comunicação pode ser bem utilizada para que assim nos tornemos e cheguemos aos objetivos de forma mais prática não só profissionalmente, porém cuidado com os picaretas afinal de boas intenções o inferno está cheio.
Como em tudo na vida precisamos de competência, habilidades, atitudes e um pouco de sorte, pois quem sabe nesses networkings da vida você não acabe formando além de um bom negócio adquirindo bons conhecimentos, ajudando amigos, formando novos e que sa, até uma família.