Translate

Wednesday, February 20, 2013

Persuasão ou simpatia.


Às vezes parece que o cotidiano não passa de um teatro onde as pessoas se moldam e mostram-se diferentes com base em uma estratégia de comunicação que consiste em utilizar recursos lógicos  e racionais para induzir alguém a aceitar ou expor suas ideias por uma atitude, uma ação  através de argumentos.
Cada um carrega dentro de si esse poder utilizando se do mesmo consciente ou inconscientemente, adicionando neste caso a dita simpatia, que muitas vezes funciona para uns e outros não ou até isso acaba sendo bloqueado por um pré-julgamento do outro com base em uma primeira impressão.
Seja aquela pessoa que ao passar parece arrogante cheia de si, snob, de repente se vê,  que é ao contrario após 5 minutos de conversa, aquela que já chega passando uma boa impressão de primeira e depois vai se tornado chato(a),  mas isso existe e muitos usam disso pra se dar bem, lógico e óbvio que de certa forma isso e justo a final, cada um aproveita e utiliza armas que tem,  mas  se destacar  ou simplesmente ser  notado.
Mas uma coisa é certa, uma hora podemos mudar de opinião, logicamente por que a primeira impressão nunca é a que fica, e se você não é você mesmo uma hora  irá transparecer,  mas esse poder sim pode ser contínuo passando confiança mesmo quando a pessoa não é confiável, passando certeza, mesmo que a pessoa esteja apenas fingindo. 
Logicamente existem os que são naturalmente verdadeiros e a persuasão só tem o verdadeiro valor quando se é querido, admirado, reconhecido pelo que você é e faz, seja isto extraordinário ou simples, mas que seja  autêntico portanto seja você seja lá como for assim,  só terá próximo os que  realmente  gostam de você. 

Como  os  livros se não ler não sabera se é bom ou ruim afinal opinião cada um deve  ter a  sua  formada, sobre  tudo.

Poder das palavras


Como tudo na vida elas também tem um certo valor, ou deveriam ter não é verdade?! Não financeiro, mas um peso, valor que dê credibilidade a palavra ou a atitude contida nela.Hoje em dia, muitas palavras mudaram seus valores, perderam o valor, como o , "SIM, LEGAL, AMIGO, AMOR” e mesmo assim as pessoas esperam muito das palavras, se alguém te pergunta algo e você diz apenas "sim ou não", que muitas vezes é a resposta cabível, as pessoas se decepcionam, talvez um dos momentos em que a palavra "Sim" ainda demonstre seu valor seja na hora do casamento, quando um simples sim, sem precisar explicar os motivos desse, seja o início de uma mudança radical na vida, uma prova de todo sentimento, vontade e objetivos contidos em três letras, assim como quando uma pessoa usa a palavra “legal”, que atualmente falar que algo é legal soa como chato, para a grande maioria, mesmo que seja dito de forma enfática, normalmente usa se outras expressões com o mesmo significado após usá-la para mostrar que é realmente legal, interessante, etc.
Entre tantas outras, como a seqüência gostar, adorar, amar, algumas pessoas recebem um gostar como se não tivesse valor, assim como outras falam qualquer uma dessas sem o verdadeiro sentimento contido, ou para fazer média perante outra pessoa, ou para conseguir a confiança, ou simplesmente pela banalidade como essas tratam o valor dessas palavras citadas acima. É óbvio que para cada pessoa, cultura, as coisas mudam os valores também. Antigamente, há muito tempo, existia a confiança na palavra que muitas vezes substituía até os atuais contratos, era questão de honra, hoje já não tem o mesmo valor, se essas palavras não estiverem impressas em um papel com carimbos, assinaturas e testemunhas para provar que as pessoas têm palavras, pois são poucas atualmente que ainda cumprem o que dizem, acaba se caindo nas promessas vans, como as feitas por políticos, prometendo mundos e fundos, jurando amor à pátria e carinho a pessoas que eles mal conhecem e que na verdade não dão a mínima, e isso acaba se refletindo nas pessoas comuns, que atualmente não sabem o valor de várias palavras e até o próprio sentido delas, como exemplo compaixão e humildade, que as pessoas confundem muito o verdadeiro sentido dela. Então o será: O valor da palavra que mudou ou foi o valor da honra, da ética e do respeito das pessoas (?), visto que até quando existe um contrato e não querem cumprir, buscam formas de burlá-lo, encontrando brechas nas palavras ali impressas, afinal, atualmente todo mundo quer jogar, mas ninguém quer perder, e claro que muitas coisas acontecem, mudam e condições também, e isso causa a mudança nas decisões passadas, mas muitas pessoas já têm as situações em mente, o que querem fazer, mesmo que isso desvalorize sua palavra.
Já a palavra “Amor”, que muitos poetas tentam decifrar explicar, é uma das menores e das mais amplas no significado, no que diz respeito a valor, pois é muito abrangente. Atualmente é dita de forma que perde o valor ou por pessoas que não tenham idéia de como ou quando usá-la, ou talvez até por pessoas de valores inferiores, onde tudo que dizem não tem realmente valor, já que se algo tem valor não pode ser banalizado.
Mas grande parte das pessoas, muitas vezes, sabe sim usar o peso da palavra na forma ruim ou em situações ruins, pois aí sim, em determinadas situações, palavras são como violência e se tornam inesquecíveis de uma forma ruim, pois palavras ditas sem pensar em momentos de tensão, podem mudar o ânimo de uma pessoa. Daí vem a palavra "Desculpa", essa sim, essas pessoas sabem usar bem e valorizar, quando não usam "perdão", que essa sim tem um valor muito mais alto e só deveria ser usada quando realmente o sentimento inserido nela seja verdadeiro, e usam como se fosse uma simples "desculpa", que na verdade é uma das palavras que não deveriam ser tão utilizada, uma vez que “desculpas” não fazem o tempo e fatos voltarem ou palavras sumirem da mente de alguém, normalmente quem valoriza muito essa palavra não valoriza algumas outras.
De qualquer forma, o valor das palavras está na forma, quantidade e situação em que as utilizamos e isso fará com que se tornem banais ou não. E quanto vale sua palavra? Pois a partir dela sairão muitas atitudes positivas ou negativas para você, uma vez que, a partir do que você fala, pessoas esperam atitudes relacionadas a elas. E mais que isso, ninguém além de você mesmo tem que ter atitudes em função das suas palavras, para que essa tenha valor, não para os outros, mas para si mesmo, quem sabe assim as pessoas transmitam mais credibilidade, confiança.