Translate

Tuesday, February 2, 2010

Razao emocional.



O quanto às emoções podem influenciar e interferir em nossas decisões? Por outro lado, a racionalidade é um instrumento quase matemático na escolha de uma ou outra opção.

Até onde a razão interfere em uma decisão mais emotiva e vice versa, pois é assim que deveria ser, uma interferindo na outra para que não errássemos tanto. Até por que as decisões tomadas racionalmente podem ser erradas.


Talvez o ideal fosse um equilíbrio entre o racional e o emocional, com pequenas oscilações para um ou outro lado, mas será que isso acontece? Pois muitas vezes nos enganamos tomando decisões pela emoção e dizendo que foi pela razão, buscando mostrar um ponto de vista racional naquilo que escolhemos, para que isso faça sentido para os outros e nos dê um pouco de segurança.

Nas relações de amizade, amorosas, trabalho ou familiares, frequentemente nos deparamos com situações que exigem uma escolha e uma posição clara sobre um fato colocado. Muitas vezes no ímpeto da emoção, fazemos coisas sem avaliar o desfecho futuro, que tal ato pode desencadear nas nossas vidas e de outras pessoas o que com freqüência acontece de forma danosa movidos pela emoção momentânea em que tudo passa a ser secundário.


Na verdade, a emoção é o diferencial da espécie humana em relação aos outros animais e por mais que tentamos, não conseguimos de forma alguma deixá-la de lado.

Se isso acontecesse, deixaríamos a nossa condição humana e passaríamos a agir apenas por instinto.


Exemplo a sexualidade, somente os relacionamentos humanos que são sempre carregados de muita emoção e vários sentimentos que são responsáveis desde a aceitação até a repulsa por uma determinada condição. É a razão que nos diz se tal pessoa ou situação vale a pena ou não, através de vários pontos de vista, inerentes a cada um e a partir daí colocaremos ou tiraremos pessoas e situações da nossa vida, mas não é simples assim, as vezes a emoção nos faz manter ou não situações, pessoas, seja lá qual for o nível de relação com elas em nossas vidas.
E isso fará com que muitas coisas aconteçam, mudando ou não em nossa trajetória.


Em contrapartida, a razão é mais responsável, a meu ver, pelas formas de amar, visto que uma pessoa com firmes convicções seja pela religião, cultura ou qualquer outro, não deixará a emoção do momento sobrepor-se a isso. Significa que se você tem uma convicção sobre algo, não será através da emoção do momento que irá se sujeitar a fazer o contrário ou pelo menos era para ser assim.Também a razão tem muito a ver com o aprendizado de cada um, e isso pode tornar-se, em alguns casos, algo bastante individual.


Isso não significa dizer que a razão de um é menos ou mais importante que a de outro, apenas que tem pontos de vista diferentes e que cada um deve ser respeitado. Nos relacionamentos bem como em quase todas as coisas na vida, independentes da razão e emoção, vale-se dizer que devemos agir sempre com bom senso, procurando ao máximo a felicidade e realização das coisas que fazemos, respeitando sempre as opiniões contrárias, mas sem perder nossas convicções e sem sermos egoístas.
Razão e emoção devem, sempre que possível, andar o mais próximo entre si na busca de acontecimentos prazerosos, sempre com responsabilidade e senso crítico para não ter seu futuro prejudicado por ações impensadas