Translate

Friday, January 1, 2010

Ansiedade.

Está aí algo que todos tem ou terão um dia independente de ser rico, pobre, bem resolvido, seguro ou não, isso faz parte da vida de todos. Porém com a evolução humana e tecnológica e tudo mais, às vezes nem percebemos que nos tornamos mais ansiosos, mais constantemente e com mais intensidade, quanto mais rápido as coisas acontecem, mas rápido queremos e esperamos.


Graças ao desenvolvimento humano, o que aconteceria naturalmente se tornou mais rápido, como a velocidade de comunicação no mundo globalizado as pessoas mantém contato a distância, fazem coisas antes nunca imaginadas, aumentam sua rede de contatos pessoais e profissionais a velocidade da informação gera resultados mais rápidos em todos os setores.

Antes você não tinha carro, celular, avião etc. e vivia conforme isso, o desenvolvimento é fenomenal, mas com ele nos tornamos mais ansiosos, exigentes, para obter tudo, e tudo tem que ser imediato, pois queremos agora, e ai a ansiedade dá lugar ao stress.

Exemplo, muitas vezes você envia um e-mail e quer a resposta na mesma velocidade, e ai esquecemos que essa resposta depende de outra pessoa, não somente da máquina e ela pode não estar lá, isso serve para tudo que envolve pessoas, a resposta não e automática, e tudo quando depende de outra pessoa leva tempo, pois cada um tem seu tempo, e os fatores extras que dificultam essa resposta seja ela qual for, mesmo quando sabemos de uma data, por exemplo, esperamos e criamos expectativas que talvez aconteçam talvez não, vivemos outra realidade, faz parte da vida planejar o futuro, mas não é possível moldá-lo antes da hora.

Assim como viver lembranças que não poderemos mudar e mesmo assim o ser humano vive, em sua maioria, o passado depois o futuro e só então o presente, sempre achamos que vivemos menos ou muito pouco o presente, e mesmo assim não esquecerá isso, já que sempre terá algum fato que será importante, quando se tornar um fato passado você lembrará e viverá essas lembranças, isso até que aconteça algo diferente em sua rotina, seja um novo desafio, uma pessoa especial, ou qualquer coisa inovadora que mudará sua rotina, linha de pensamento, aí sim se vive inteiramente o momento presente e isso é normal para todos, até que esse se torne rotina também e voltemos àquela fase anterior, onde a ansiedade da lugar à segurança seja por que algo aconteceu ou não, mas se não queremos que esse momento seja qual for termine, temos que fazê-lo especial, diferente o tempo todo.

Assim não ficaremos ansiosos por algo que não sabemos como será. Afinal a melhor coisa que existe é ficar ansioso por algo que é certo que acontecerá. Uma coisa é certa, até o mais controlado dos seres humanos sente isso, mesmo quanto espera algo que é certo.

Mas temos que dar tempo ao tempo às vezes, pois nem tudo funciona na mesma velocidade que você envia ou recebe um e-mail ou faz uma ligação telefônica.

Qual a fórmula? Acho que não existe, mas podemos nos policiar e exigir menos às vezes dos outros e até de nós mesmos, afinal um dia até relógios se atrasam.